quarta-feira, 22 de junho de 2011

Panela no fogo


Você sabia que os prontos-socorros do País recebem de três a quatro crianças vítimas de queimaduras domésticas por semana?

Pois é. A maior parte desses acidentes acontece perto do fogão. Como são baixinhas, é muito fácil elas esbarrarem no cabo da panela ou puxam pra ver o que é. O resultado, só de imaginar, assusta. Você pode pensar: "Ah, isso todo mundo sabe...". Será? Se soubesse, a gente não bobeava tanto... Por isso, é bom assustar mesmo, para tomar cuidado.

"Líquidos quentes geralmente causam queimaduras de segundo grau, que ardem mais do que as de terceiro porque deixam as terminações nervosas expostas", explica o cirurgião plástico Abrahão Szuchmacher, pai de Ian.

Se a criança se queimar, a primeira coisa a fazer é lavar o local com bastante água gelada para diminuir a temperatura e, em seguida, levá-la ao hospital onde um especialista avaliará o ferimento.

Agora, o melhor mesmo é manter seu filho bem longe desse risco. Fogo, nem pensar! E na cozinha a lei passa a ser usar sempre panelas sem cabo ou com ele voltado para dentro do fogão.

Além disso, a criança deve ser educada para ficar afastada dele quando alguém estiver cozinhando.