quarta-feira, 6 de julho de 2011

Conheça a natureza espetacular da Chapada dos Veadeiros

Patrimônio geológico mais antigo da América do Sul, a Chapada dos Veadeiros é considerada um dos maiores paraísos ecológicos do País e tem cenários deslumbrantes formados há 1,8 bilhão de anos.

Situada ao norte do cerrado goiano, a 230 km de Brasília, a região começou a atrair turistas somente na década de 80. Mas foi nos anos 90 que se transformou em um dos lugares mais visitados do cerrado brasileiro. No Guia de hoje, é tema da quarta edição da série que vai apresentar as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e seus arredores.

Reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 2001, a Chapada dos Veadeiros tem dezenas de cachoeiras, lindos cânions, formações rochosas, piscinas naturais de águas quentes e muitas áreas de mata protegidas por lei. Além disso, é a casa de milhares de espécies da fauna e flora brasileira. Alguns animais em extinção, como o veado-campeiro, o lobo-guará e o tucano de bico-amarelo, ainda habitam a região.

Pedras cintilantes e meditação
Em 1961, o então presidente Juscelino Kubitschek criou o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, que fica nas cidades de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante, parada obrigatória para turistas. No parque, fica a Cachoeira do Rio Preto, com uma queda d'água de 80 metros, além de um lago ótimo para banho. O Mirante dos Dois Saltos também é imperdível.

É necessário explorar trilhas para chegar aos principais pontos turísticos. Por isso, vá preparado. Leve mochila com alimentos, use roupas confortáveis e vacine-se contra a febre amarela com pelo menos dez dias de antecedência.

A Chapada dos Veadeiros, no entanto, não se restringe apenas ao Parque Nacional. Teresina de Goiás, Colinas do Sul, Nova Roma, São Gabriel e São João da Aliança são cidades charmosas da região.

A cadeia de serras e cachoeiras tem como destaque o Vale da Lua, que possui uma formação de rochas com aspecto de terreno lunar, devido à erosão causada pelo rio. À noite, as pedras cintilantes fazem um espetáculo à parte.

Como a Chapada é cortada pelo Paralelo 14, o mesmo que passa por Machu Picchu, a região é muito conhecida também pelo misticismo, considerada um lugar maravilhoso no Brasil para quem gosta de meditar.

Na mochila
O que vestir: boné ou chapéu, biquíni ou sunga e muda de roupa.
Equipamento: protetor solar, lanterna, repelente e garrafa térmica.
Alimento: barrinha de cereal e comidas leves.

Atriz dá dicas de passeios, comidas e compras em Orlando

A atriz e apresentadora Fernanda Pontes considera inesquecível a viagem que fez com o marido, o empresário Diogo Boni, por todos os parques temáticos da Disney World, em Orlando, na Flórida. O motivo é nobre: ela está grávida de sete meses. "Não vejo a hora de estar com a minha filhinha, Maria Luiza, nos braços e poder compartilhar com ela todos os momentos de alegria que a Disney nos proporciona", sonha ela, apaixonada pelos EUA.

"Adoro viajar para Orlando, porque lá você se diverte e come em excelentes restaurantes! Eu recomendo, pois você pode ir com a família, amigos e até mesmo em casal, porque a diversão é garantida!", empolga-se Fernanda, que assistiu ao espetáculo do Cirque du Soleil, se encantou com o Castelo do Harry Potter e ficou emocionada com os golfinhos no Sea World.

Além de se esbaldar, ela aproveitou para comprar as primeiras roupinhas que a sua pequenina vai usar. "Para quem está grávida e quer fazer o enxoval do bebê, nada melhor. Eu indico a loja Macro Baby, onde achei umas coisas superdiferentes", disse.

E, para levar adiante as tradições, a apresentadora aproveitou para satisfazer seus desejos gastronômicos de grávida. "Faça frio ou calor, vale a pena provar o sorvete em formato de cabeça do Mickey, que é uma delícia. Sem contar com os restaurantes no Downtown Disney, que são excelentes opções para quem adora comer bem".