quarta-feira, 13 de julho de 2011

Conheça os passeios das cidades da Copa América 2011

Ganhar uma Copa na casa dos hermanos pode ser muito bacana. Mas a Copa América na Argentina pode trazer outras satisfações aos brasileiros, que têm uma boa desculpa para visitar diferentes cidades da Argentina seguindo os jogos da Seleção. Na primeira fase, o Brasil jogará nas cidades de La Plata e Córdoba. Na segunda fase podemos jogar em San Juan, Mendoza e, esperemos a final em Buenos Aires no dia 24 de julho.

Jujuy, Salta e Rosário ficarão fora do roteiro de jogos da nossa Seleção, mas isso não é motivo para deixar de conhecer estas cidades. Jujuy e Salta, no norte do país, são muito diferentes de Buenos Aires e Bariloche, principais destinos para turistas brasileiros no país dos nossos hermanos.

Buenos Aires
Rica capital com ótimos restaurantes, museus e muitas lojas, terra do tango e da arquitetura europeia, Buenos Aires é uma cidade incomparável e um dos destinos favoritos dos brasileiros para passar férias e feriados. Buenos Aires respira cultura, futebol e diversão até altas horas, em bairros elegantes como a Recoleta, agitados como Palermo, populares como La Boca e modernos como Puerto Madero.

Desde o começo dos anos 2000 a Argentina passou a ter um câmbio muito favorável para os brasileiros, o que a transformou num excelente destino para as compras. E, claro, Buenos Aires concentra os melhores e maiores shopping centers do país, como o Pátio Bullrich e o Shopping Alto Palermo. Atrações como o Caminito de La Boca, o MALBA (Museu de Arte Latinoamericana de Buenos Aires) e o Teatro Colón não podem ficar fora do roteiro, mas a cidade em si, com seus parques, bares e cafés já vale a visita. Em julho, mês da Copa América, as temperaturas são bastante baixas, portanto, não esqueça de se agasalhar!

Córdoba
Situada no coração da Argentina, capital da província homônima, Córdoba é a segunda maior cidade do país. A cidade encanta os argentinos, que veem seus habitantes, os cordobeses, como um povo simpático e muito divertido. Conhecida pelas suas belezas naturais nas zonas rurais serranas como Santa Rosa de Calamuchita e Villa Carlos Paz, muito frequentadas durante o verão, Córdoba tem em sua capital diversas atrações históricas.

A cidade tem importantes vestígios coloniais e uma forte herança jesuíta, simbolizada pelo Quarteirão Jesuíta (Manzana Jesuitica), situado no centro, e que faz parte do Patrimônio Cultural da Humanidade segundo a UNESCO, com igrejas, capelas e uma cripta. Mas a cidade não é só feita de história, e grande parte de sua vida se concentra em bares, restaurantes, teatros e museus, que dão a Córdoba uma grande variedade de ofertas culturais e de lazer.

La Plata
La Plata é a capital administrativa da Província de Buenos Aires, a cerca de uma hora de carro da capital do país. Destaque da Copa América pelo seu recém inaugurado estádio, chama atenção pela sua população jovem, com muitos estudantes vindos do país inteiro para se formar na universidade local.

La Plata tem o maior zoológico público do país, situado no Paseo del Bosque, belo parque encravado no coração da cidade. Frente à Plaza Moreno, a imponente catedral é um símbolo de La Plata, com uma fachada que deslumbra os visitantes. A identidade cultural da cidade é representada pelo Museu de Arte Contemporânea Latino-americana, com obras de milhares de artistas, próximo à Plaza San Martin.

Mendoza
A quase 1 mil km de Buenos Aires, situada ao pé da cordilheira dos Andes, Mendoza é mundialmente conhecida pelos seus excelentes vinhos, os melhores da Argentina. Com mais de 1200 adegas, Mendoza é a maior região vitivinícola da América do Sul, e oferece passeios a vinícolas com degustação de vinhos. Além disso, a cidade também tem museus, como o Museu Municipal de Arte Moderna; ruínas, como as de San Francisco; um zoológico, um aquário e um serpentário, entre outras atrações. Para combater as baixas temperaturas da região durante o inverno, a solução é simples: vinho tinto e bons assados (churrascos) argentinos.

Santa Fé
A cidade de Santa Fé, uma das cidades mais antigas da Argentina, fundada em 1573, fica a quase 500 km ao norte de Buenos Aires, no centro da Argentina. Banhada pelo Rio Paraná, a cidade tem também diversos lagos, lagoas e riachos nas proximidades, tornando-a ideal para a prática de pesca esportiva.

Santa Fé também tem uma vida cultural intensa, com constantes exposições e festivais de cinema, museus e centros culturais, entre os quais se destacam o Museu Histórico Provincial e o Museu de Belas Artes. As delícias gastronômicas ficam por conta dos abundantes peixes pescados nos rios locais.

San Juan
Perto de Mendoza, San Juan é mais uma cidade capital de uma província homônima. Possuiu uma arquitetura moderna, com belos parques e um ambiente agradável de cidade do interior. Reputada pelos seus vinhos, de variedades que complementam os da vizinha Mendoza, San Juan tem diversas belezas naturais em seus arredores, marcados pela cordilheira dos Andes. O parque de Ischigualasto, conhecido como Vale da Lua, é uma maravilha geológica que faz parte do Patrimônio da Humanidade da UNESCO.

San Juan, conhecida pelo seu característico e forte vento Zonda, tem também lugares históricos como a Casa de Sarmiento, herói histórico argentino e é berço de alguns dos maiores artistas da Argentina.

Jujuy
San Salvador de Jujuy, capital da província de Jujuy, se situa a mais de 1,2 mil metros de altura, na ponta norte do país, na fronteira com a Bolívia. Jujuy é um dos lugares mais afastados e diferentes da Argentina, e é também um dos mais bonitos, conhecido pelas suas belezas naturais. Por exemplo, a Quebrada de Humahuaca e suas áridas montanhas, como a famosa colina das sete cores, a Puna, com paisagens espetaculares que lembram a superfície lunar, vales e selvas. Tudo próximo à cidade, que tem vestígios da época colonial, como a Catedral Basílica, um centro termal a 18 km e o Santuário da Virgem do Rosário do Rio branco, virgem da cidade.

Jujuy também tem museus interessantes, como o arqueológico, com diversas peças e vestígios pré-históricos da região, ou o Museu Histórico Provincial.

Salta
Vizinha de Jujuy, a cidade de Salta é a capital de uma província na fronteira com o Chile, Bolívia e Paraguai e que leva o seu mesmo nome. A região tem uma imensa diversidade de belezas naturais heterogêneas, onde áridos desertos de terra vermelha se encontram com montanhas nevadas, rios e vales, criando paisagens imponentes e impressionantes.

A cidade em si tem uma forte herança colonial, com casas tradicionais, ruas estreitas e monumentos como a igreja de San Francisco, e tudo cercado pelas belas montanhas da Cordilheira dos Andes. Salta é marcada pelo folclore do norte da Argentina e tem uma identidade cultural muito forte, com danças e músicas como Zamba e Chacarera e, claro, as famosas empanadas saltenhas. As empanadas são uma espécie de pastel feito ao forno ou frito, recheado normalmente de carne; consumido no país inteiro, é uma especialidade da província.

A vida noturna de Salta é muito animada e variada, especialmente no bairro de La Balcarce, com muitos barzinhos bem movimentados.